
WASHINGTON, DC – O ataques aos Três Poderes em Brasília têm sido objeto de preocupação internacional, com a recente resolução assinada por pelo menos nove senadores do Partido Democrata nos Estados Unidos pedindo a deportação de todas as pessoas envolvidas na violência, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro. A resolução, liderada pelos senadores Bob Menendez, de New Jersey, e Chris Van Hollen, de Maryland, destaca a importância da responsabilidade das mídias sociais na disseminação de informações falsas e na incitação à violência.
Não é a primeira vez que o Partido Democrata americano se posiciona em relação aos ataques recentes no Brasil. No mês passado, 41 deputados assinaram uma carta ao presidente Biden pedindo a revogação do visto diplomático de Bolsonaro. O pedido é baseado na lei de imigração dos Estados Unidos, que visa garantir que indivíduos envolvidos em atos de violência não tenham permissão para permanecer no país.
Bolsonaro, que atualmente se encontra na Flórida, recentemente solicitou a mudança de status migratório de diplomata para turista, para que possa permanecer nos Estados Unidos por pelo menos mais seis meses. No entanto, a participação do ex-presidente em eventos como o realizado pela organização Turning Point USA, que está sendo investigada por incentivar a invasão ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021, tem levantado questionamentos sobre a adequação de sua presença nos Estados Unidos.