loader image
Play Video
WASHINGTON, DC – O primeiro avião com brasileiros deportados dos EUA chegou ao Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte, na sexta-feira (27). A iAero Airway, empresa responsável pela operação, decolou de Phoenix, Arizona, com destino a Belo Horizonte, passando por Alexandria, San Juan e Manaus. A quantidade de imigrantes a bordo não foi revelada, mas costuma ser entre 60 a 100. Ao menos três pessoas foram presas logo após desembarcar por terem cometido crimes no Brasil.

A Polícia Federal informou que entre os presos foragidos, um é condenado estupro de vulnerável, outro por tráfico de drogas e um terceiro condenado por homicídio. Eles foram capturados por agentes da Interpol.

Desde outubro de 2019, o Brasil tem permitido o envio de dois voos mensais para repatriar brasileiros ilegais nos EUA. Segundo a Universidade de Montes Claros, mais de 7.500 pessoas já foram deportadas em 80 voos fretados neste período.

Os imigrantes viajam algemados e reclamam de maus-tratos, o que tem gerado polêmica entre os dois países. O presidente Luís Inácio Lula da Silva afirmou que pretende discutir o assunto em sua reunião com Joe Biden na próxima semana em Washington, D.C.