loader image
WASHINGTON, DC – No último domingo, o Departamento de Defesa dos EUA anunciou que um “objeto não identificado” foi abatido pela terceira vez em três dias. Desta vez, o incidente aconteceu sobre o Lago Huron, em Michigan. As autoridades restringiram parte do espaço aéreo sobre o lago enquanto aeronaves tentavam identificar o objeto.

De acordo com uma declaração oficial divulgada pelo Departamento de Defesa dos EUA, um F-16 disparou um AIM9x para abater o objeto que voava a cerca de 20.000 pés de altitude no espaço aéreo dos EUA. O caminho e altitude do objeto levantaram preocupações de que poderia ser um perigo para a aviação civil. O local escolhido para a derrubada foi estrategicamente selecionado para evitar impactos no solo e aumentar as chances de recuperação de detritos.

O Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte detectou o objeto na manhã de domingo e manteve o rastreamento visual e por radar dele. Com base em sua trajetória de voo e dados, os militares conectaram razoavelmente este objeto ao sinal de radar captado em Montana, que voou próximo a locais sensíveis do Departamento de Defesa dos EUA.

Embora não avaliassem que fosse uma ameaça militar cinética a qualquer coisa no solo, a equipe do Departamento de Defesa avaliou que o objeto representava um risco de voo de segurança e uma ameaça devido às suas potenciais capacidades de vigilância.

Não há indicações de civis feridos ou afetados de outra forma. No entanto, as autoridades agora trabalharão para recuperar o objeto com o objetivo de aprender mais sobre ele. A situação continua sendo um mistério, mas as autoridades dos EUA e do Canadá estão investigando ativamente os incidentes.