
O ERO e o ICE de Salt Lake City encaminharam mais de 200 cidadãos estrangeiros para processo criminal federal no ano fiscal de 2023, que acaba no final desse mês de Agosto de 2023.
A maioria são estrangeiros que foram deportados anteriormente e que tem condenações por crime agravado o que inclui homicídio, abuso sexual, violações, fraude e abuso de menores. Os casos que se encaixam no processo criminal federal por crimes de imigração podem ser apresentados ao Ministério Publico do país.
Michael Bernacke, do escritório do ICE de Salt Lake City, disse que esses criminosos que são deportados acabam sendo atraídos de volta da fronteira para o estado de Utah.
Independentemente da nacionalidade, o ICE determina a custódia analisando caso a caso. Leva em consideração a legislação americana e a política do Department of Homeland Security.
Em comparação, em 2022 foram mais de 46 mil não-cidadãos com antecedentes criminais que foram presos. Nesse grupo, 198 mil tinha acusações e condenações associadas. Mais de 21 mil crimes de agressão, 8,100 crimes sexuais e de agressão sexual; mais de 5,500 crimes com armas; 1,500 homicídios e 1,100 sequestros.
Os dados específicos desse ano ainda não foram divulgados.