
Em uma coletiva de imprensa na terça-feira com algumas famílias das 21 vítimas do tiroteio em massa na escola Robb Elementary, o senador estadual Roland Gutierrez, D-San Antonio, apresentou novas leis relacionadas ao massacre de Uvalde.
O Projeto de Lei 144 do Senado cria ordens de proteção de “risco extremo”, que permitiriam a um juiz retirar temporariamente as armas de uma pessoa considerada perigosa para si ou para outras pessoas. Seu outro projeto de lei, o Senado Bill 145, aumentaria o limite de idade exigido para comprar qualquer arma de fogo de 18 para 21 anos.
O governador Greg Abbott sugeriu que os limites de idade estão completamente fora de questão. Ele apontou para uma decisão do tribunal federal do Texas relacionada a uma lei estadual que anteriormente proibia jovens de 18 a 20 anos no Texas de portar armas. O juiz distrital dos EUA, Mark Pittman, disse que a lei era inconstitucional, uma vez que a Segunda Emenda não menciona limitações de idade.
Gutierrez argumenta que seria constitucional, apontando para estados como a Flórida, que aprovou uma lei aumentando o limite de idade após o tiroteio em massa em Parkland em 2018.