
O republicano de Long Island enfrenta chamadas para renunciar depois de admitir mentir sobre sua história de vida.
Depois de anunciar seu voto para o congressista Kevin McCarthy como “speaker”, Santos parecia mais à vontade com os colegas, um forte contraste se comparado com ele sentado sozinho na terça-feira.
Mas ainda assim, até agora, parece que a maioria dos republicanos de Nova York está se afastando dele.
“Eu não falei com ele. Afinal, como posso acreditar em tudo o que ele diz?” disse a deputada Nicole Malliotakis.
“Você acha que ele deveria renunciar?” Lisa Rozner, da CBS2, perguntou.
“Olha, acho que ele, agora, foi eleito pelo povo e, legalmente, ele tem que estar sentado, então, a menos que haja uma acusação criminal que surja dessas investigações”, disse Malliotakis.
George admitiu mentir sobre sua fé, educação e histórico de trabalho. Ele os chama de “enfeites” colocados em seu currículo e disse que não é um criminoso. Por outro lado um promotor brasileiro está apresentando uma petição solicitando que George Santos responda a uma acusação de peculato relacionada ao uso supostamente de cheques roubados para compras em 2008.
Ele também está sendo investigado pelo procurador dos Estados Unidos, procurador-geral do estado e pelos procuradores distritais de Nassau e Queens por centenas de milhares de dólares em registros financeiros de campanha.
“Ele é uma desgraça e precisa renunciar”, disse o deputado Jamaal Bowman. “É lamentável para os eleitores daquele distrito que eles tenham sido enganados para apoiar uma pessoa que eles achavam que iria representá-los com integridade.”
Mesmo que Santos não tenha sido empossado, seu site do Congresso está funcionando com uma biografia de uma linha. Ele lista um edifício de Douglaston, Queens, na Northern Boulevard como seu escritório distrital, que ainda tem sinais do ex-congressista Tom Suozzi.
Vários republicanos de todo o país foram questionados se Santos deveria renunciar.
“Eu não vou opinar sobre isso. Isso depende de seus eleitores”, disse o congressista da Virgínia Ocidental, Alex Mooney.
“Eu não vou para lá. George Santos, ele tem suas próprias batalhas, ele pode escolher isso”, disse o congressista da Carolina do Sul, Ralph Norman.
Santos disse a Lisa Rozner, da CBS2, que planeja votar em McCarthy novamente nas próximas sessões de votação do palestrante, mas ele ignorou todas as outras perguntas.
O advogado de Santos diz que ele planeja avançar na posse de juramento e se recusou a comentar sobre a investigação do Brasil.