loader image
Play Video
WASHINGTON, DC – O Comitê de Ética da Câmara dos EUA anunciou na quinta-feira que iniciou oficialmente uma investigação sobre o deputado George Santos, do Partido Republicano, de Nova York, por questões legais crescentes e pedidos de demissão devido a mentiras amplas em seu currículo e biografia. O subcomitê investigará se Santos se envolveu em atividades ilegais durante sua campanha eleitoral em 2022, violou leis federais de conflito de interesses e se envolveu em má conduta sexual relacionada a um indivíduo que procurava emprego em seu escritório no Congresso. Recentemente, uma pesquisa mostrou que 66% dos nova-iorquinos querem que Santos renuncie, incluindo 58% dos republicanos.

Além disso, Santos esteve envolvido em uma série de operações comerciais obscuras, incluindo seu trabalho na Harbor City Capital Corp. em 2020 e 2021, que a SEC chamou de “esquema Ponzi clássico” em uma reclamação de abril de 2021 contra a empresa. Além disso, a contabilidade da campanha também ficou sob os holofotes, especialmente após a revelação de que seu antigo tesoureiro listava dezenas de despesas apenas um centavo abaixo do limite legal para guardar recibos. Uma acusação de um possível funcionário, que afirma que Santos fez uma investida sexual indesejada em relação a ele, também é investigada pelo Comitê de Ética da Câmara.

Santos respondeu ao anúncio da investigação, afirmando que está cooperando totalmente. Ele também afirmou que não está preocupado com a investigação ética da Câmara ou com os constituintes de Nova York pedindo sua renúncia, e sugeriu que as campanhas populares locais exigindo sua expulsão não são representativas do distrito.