loader image
Play Video

TALLAHASSE, FL – Governador Ron DeSantis apresentou uma proposta orçamentária na Flórida que inclui $12 milhões para remover imigrantes indocumentados do estado. A parte deste valor faz parte do pacote financeiro conhecido como “Framework for Freedom”, com um orçamento total de $114,8 bilhões para o próximo ano fiscal. DeSantis afirma que a iniciativa tem como objetivo proteger os moradores da Flórida e viabilizar o traslado de estrangeiros não autorizados.

Em 2022, DeSantis já havia conseguido aprovar o mesmo valor, mas parte do dinheiro foi usado para trasladar venezuelanos que cruzaram a fronteira no Texas. No entanto, parlamentares da oposição questionaram a necessidade de renovar o valor total para realocar indocumentados, considerando o alto custo dos voos fretados no ano anterior, que foi de $1.5 milhão.

A Flórida tem visto um aumento significativo no número de imigrantes irregulares, principalmente de Cuba e Haiti, chegando ao estado pelo mar.

Em resposta, o governo estadual já esgotou seus recursos para interceptar as embarcações e reativou a guarda nacional para ajudar nas operações.

Além disso, DeSantis e outros 19 governadores republicanos entraram com um processo judicial contra o presidente Biden, devido a um programa da Casa Branca que permite a entrada de até 30 mil imigrantes por mês de Cuba, Haiti, Nicarágua e Venezuela nos Estados Unidos.