loader image

WASHINGTON, DC – O mercado de emprego começou o ano de 2023 com uma performance surpreendente, com o aumento recorde de folhas de pagamento não agrícolas desde julho de 2022. De acordo com um relatório do Departamento de Trabalho, houve um aumento de 517.000 nas folhas de pagamento não agrícolas em janeiro, superando a estimativa da Dow Jones de 187.000 e o ganho de 260.000 em dezembro.

A economista-chefe dos EUA do Mastercard Economics Institute, Michelle Meyer, comentou sobre o relatório: “Foi um relatório fenomenal. Isso coloca em questão como somos capazes de ver esse nível de crescimento do emprego, apesar de alguns dos outros rumores na economia. A realidade é que mostra que ainda há muita demanda reprimida por trabalhadores, onde as empresas realmente lutaram para trabalhar adequadamente”.

O relatório também revelou uma queda na taxa de desemprego para 3,4%, o menor nível desde maio de 1969. A taxa de participação da força de trabalho aumentou para 62,4%. Além disso, uma medida mais ampla de desemprego, que inclui trabalhadores desencorajados e aqueles que ocupam empregos de meio período por razões econômicas, também subiu para 6,6%.

Os salários também aumentaram no mês. Os ganhos horários médios aumentaram 0,3% e 4,4% em relação a um ano atrás. A taxa de desemprego para negros caiu para 5,4% e a taxa para mulheres foi de 3,1%. O lazer e a hospitalidade lideraram todos os setores, adicionando 128.000 empregos, seguidos por serviços profissionais e empresariais (82.000), governo (74.000) e cuidados de saúde (58.000).

Embora o mercado tenha sofrido uma queda após o relatório, o crescimento em uma variedade de setores ajudou a impulsionar a grande vitória contra a estimativa. O aumento na criação de empregos vem apesar dos esforços do Federal Reserve para desacelerar a economia e reduzir a inflação, que estava no nível mais alto desde o início da década de 1980. O Fed aumentou sua taxa de juros de referência oito vezes desde março de 2022.

Em resumo, o relatório de empregos de janeiro de 2023 foi uma surpresa agradável para a economia dos EUA.