loader image
WASHINGTON, DC – O presidente dos EUA, Joe Biden, criticou os republicanos da Câmara de Representantes por apoiarem medidas fiscais que, segundo ele, beneficiariam os ricos às custas dos contribuintes da classe média e piorariam a inflação.

Na noite de segunda-feira, a Câmara controlada pelos republicanos aprovou um projeto de lei que cortaria dezenas de bilhões de dólares de financiamento para o Internal Revenue Service (IRS). Não se espera que a medida seja aprovada no Senado, onde os democratas são a maioria, e Biden já prometeu vetar a proposta caso isso aconteça.

Como parte da Lei de Redução da Inflação, aprovada no ano passado, os democratas forneceram dinheiro para contratar 87.000 novos agentes do IRS, que se concentrariam em contribuintes ricos com retornos complicados. Espera-se que os novos agentes tragam receita adicional à medida que examinam os retornos.

De acordo com uma análise do Congressional Budget Office, a medida republicana do IRS aumentaria o déficit em US$ 114 bilhões.

“Os republicanos da Câmara fizeram campanha sobre a inflação. Eles não disseram que, se eleitos, seu plano era piorar a inflação”, afirmou Biden a repórteres. “Bem, deixe-me ser bem claro: se algum desses projetos de lei chegar à minha mesa, eu o vetararei.”