loader image

WASHINGTON, DC – No último discurso sobre o State of the Union (Estado da União), o presidente Joe Biden não hesitou em compartilhar sua visão otimista para o país e sua determinação em proteger os valores que considera importantes. Em um discurso vibrante e confiante, que parecia se misturar com o início da campanha para sua reeleição, Biden apelou ao bipartidarismo e desafiou os republicanos de maneira veemente.

Biden afirmou claramente que não fará concessões em questões caras a ele, como a veto a cortes na Previdência Social, a proibição do aborto e qualquer tentativa de revogar a redução nos custos de medicamentos. Apesar de ser vaiado e chamado de mentiroso em alguns momentos, Biden respondeu com respostas contundentes, demonstrou estar afiado e à vontade no cenário do Capitólio, onde atuou por 36 anos.

No seu discurso, Biden deu ênfase à economia e questões domésticas, relatando um país em crescimento sob sua administração. Ele descreveu como o país superou a Covid-19 e bateu recordes em empregos, e como a infraestrutura e a produção de microchips estão prosperando. No entanto, Biden deixou a política externa em segundo plano e não abordou questões como a guerra na Ucrânia ou o terremoto na Turquia e Síria.

Biden se concentrou em operários e trabalhadores sem diploma universitário e seguiu a estratégia de seu antecessor, Donald Trump, ao propagar o nacionalismo econômico. Ele criticou empresas que não pagam impostos e que cobram preços excessivos por medicamentos, como a insulina. Até mesmo as companhias aéreas não escaparam da atenção do presidente, por cobrarem taxas extras pelo assento escolhido.

Biden falou diretamente aos americanos e alertou que os republicanos estavam tentando reduzir os gastos do sistema de saúde e Previdência Social. Quando foi desafiado e acusado de mentir, Biden respondeu rapidamente, mostrando sua disposição para o diálogo aberto com seus oponentes. Ao final do discurso, ficou claro que, aos 80 anos, Biden está pronto para encarar novos desafios e continuar lutando por suas crenças.