
Os mexicanos são a principal nacionalidade que entra nos EUA na área conhecida como Setor Swanton, que inclui seções de Vermont, Nova York e New Hampshire. No entanto, devido à política do Título 42 do governo Biden, que está bloqueando a entrada de migrantes na fronteira sul, os mexicanos são rejeitados em mais da metade dos casos. Mas aqueles que podem pagar a passagem de avião para o Canadá têm maiores chances de não serem enviados de volta.
Organizações criminosas também estão atuando no contrabando de imigrantes para o Canadá. Um imigrante recentemente preso na fronteira norte dos EUA disse que transferiu US$ 1.000 para um homem como depósito para entrar nos EUA. Ele esperava morar e trabalhar em Nova York, mas foi preso antes de chegar lá.
Os funcionários da fronteira estão preocupados com as condições climáticas extremas, especialmente com o aumento de famílias com crianças pequenas tentando cruzar a fronteira. De outubro a dezembro de 2022, mais de 6.700 famílias migrantes com crianças atravessaram para os EUA a partir do Canadá, em comparação com apenas 1.500 durante o mesmo período em 2021. O CBP ainda não publicou dados sobre as fronteiras norte e sul em janeiro.
Enquanto isso, pequenas cidades ao longo da fronteira estão lidando com o aumento de imigrantes, procurando soluções para ajudá-los a chegar a seus destinos de maneira segura e digna. Com a situação fronteiriça continuamente em evolução, é importante manter um olho no tratamento dos imigrantes e na segurança de todos os envolvidos.