
WASHINGTON, DC – Na quarta-feira, 77 legisladores democratas enviaram uma carta ao presidente Joe Biden criticando suas políticas restritivas de asilo para migrantes que cruzam a fronteira sul. A carta, assinada por senadores de New Jersey Bob Menendez e Cory Booker, a representante de Nova York Alexandria Ocasio-Cortez e outros 74, afirmou que as novas políticas anunciadas em 5 de janeiro são “decepcionantes”, pois abrem mais opções legais para migrantes de Haiti, Nicarágua, Venezuela e Cuba enquanto eliminam suas chances de solicitar asilo na fronteira.
O secretário de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, anunciou que o governo está planejando propor uma nova regulamentação federal que permitiria ao seu departamento negar o direito de pedir asilo na fronteira sul para migrantes que não buscam asilo primeiro em outro país. Stephen Miller, o conselheiro sênior de políticas de imigração de linha dura de Donald Trump, já havia proposto uma ideia semelhante, conhecida como “proibição de trânsito”, mas foi bloqueada pelos tribunais em 2020.
Os legisladores democratas pediram a Biden em sua carta que mantenha seu compromisso de proteger e restaurar os direitos dos requerentes de asilo e refugiados, ao invés de emitir uma nova proibição de trânsito de asilo e expandir o Título 42. Eles destacaram que o asilo é um direito internacional que não deve ser restrito.
Em resposta, a Casa Branca afirmou que o governo Biden está criando caminhos seguros e organizados para solicitar asilo nos EUA, incluindo a marcação de horários por telefone e o uso de processos de liberdade condicional expandida ou programas de refugiados expandidos.
Enquanto isso, 20 estados governados por republicanos, liderados por Miller, estão tentando impedir o governo de abrir esses caminhos legais em um novo processo aberto recentemente em um tribunal federal do Texas. Biden enfrenta críticas intensas de ambos os partidos sobre suas políticas de fronteira, com os republicanos exigindo mais ações para conter a imigração ilegal antes de negociar a legislação de imigração ou financiamento para iniciativas de fronteira.